Coordenador : Nayro Xavier de Alencar
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 397403.2206.84662.15082023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Médicos Veterinários, Estudantes de graduação em Medicina Veterinária e Pós-graduação em Medicina Veterinária (Residência, Mestrado e Doutorado).
Local de atuação: Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas – UFF
Objetivo
Como evento científico um Congresso tem como principal objetivo a divulgação de informações científicas, produzidas continuamente pela comunidade acadêmico-científica. Assim, na área de Patologia Clínica Veterinária, este congresso vem possibilitar, pela primeira vez na UFF, a reunião de profissionais desta especialidade, exclusiva da Medicina Veterinária, a fim de intensificar a divulgação de trabalhos, comunicados de experiências profissionais e ampliar as redes profissionais entre as inúmeras existentes nesta área no Brasil.
Resumo
Em outubro de 2021, foi assinada a ata de fundação da ABPCV, um sonho acalentado há longos anos! A oficialização da criação da Associação Brasileira de Patologia Clínica Veterinária é um marco na patologia clínica veterinária brasileira e tem o firme propósito de congregar os médicos veterinários patologistas clínicos na busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados e na defesa do ideário comum de todos que atuam na área. Portanto, a realização de um Congresso na área torna-se de suma importância para o alcance dos objetivos da Associação. Sendo assim, este evento visa dar apoio ao I Congresso da Associação Brasileira de Patologia Clínica Veterinária (ABPCV) que ocorrerá no auditório do NAB (Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas – UFF), nos dias 07 e 08 de outubro de 2023, com a participação de importantes palestrantes nacionais e internacionais. Também acontecerá a apresentação de trabalhos científicos, na forma de resumos, que serão expostos durante o evento e que serão publicados nos Anais do Periódico Acta Veterinaria Brasilica, auxiliando ainda mais na divulgação da ciência. Esse projeto pertence ao Programa Laboratório Aberto, que tem por objetivo a divulgação da ciência para todos, por meio da divulgação de temas associados à Patologia Clínica Veterinária, área em expansão da medicina veterinária.